Vendas de aço têm alta de 8,2% em julho, prevê registro de 339,1 mil toneladas para agosto, segundo Inda.

O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) divulgou, nesta quinta-feira (22), um balanço sobre as vendas de aços planos no mês de julho de 2024. De acordo com o relatório, as vendas totalizaram 335,7 mil toneladas, marcando um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, em comparação com o mês de junho, houve uma ligeira queda de 0,9%. A previsão da entidade é de que as vendas alcancem a marca de 339,1 mil toneladas em agosto.

Entre os principais produtos que apresentaram evolução nas vendas em julho, destacam-se os laminados a frio, que tiveram um aumento de 70,6% em relação ao ano anterior, totalizando 67,5 mil toneladas vendidas. As chapas grossas também registraram um crescimento de 8,2%, atingindo 335,7 mil toneladas negociadas. Já as vendas de laminados a quente alcançaram a marca de 182,4 mil toneladas, representando uma alta de 1,3% na comparação anual.

No que diz respeito às importações, o volume de aço importado em julho foi de 219,2 mil toneladas, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaca-se o aumento significativo na importação de bobinas laminadas a quente, que registrou um crescimento de 80,4%, com a entrada de 43,9 mil toneladas no Brasil. Já as importações de chapa grossa e galvalume apresentaram quedas de 40,9% e 25,6%, respectivamente.

No cenário das compras realizadas pelo setor de distribuição, as aquisições de aço totalizaram 349,5 mil toneladas em julho, representando um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. As compras de laminados a quente e a frio pelos distribuidores também apresentaram crescimentos expressivos, com incrementos de 8,7% e 36,8%, respectivamente, em comparação com julho de 2023.

Em suma, os dados divulgados pelo Inda refletem um cenário de aquecimento no mercado de aços planos, com aumento nas vendas e nas importações, sinalizando uma recuperação no setor e um cenário promissor para os próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo