Totens de segurança instalados no centro de São Paulo visam combater a criminalidade na região em projeto-piloto

Recentemente, totens de segurança foram instalados em algumas ruas do centro de São Paulo como parte de um projeto-piloto para combater a criminalidade na região. Esses dispositivos permitem que a população acione equipes das forças de segurança e centrais de controle em caso de emergência, contando com um botão de emergência para acionar a Polícia Militar, um sistema de comunicação para o envio de alertas e câmeras de monitoramento e leitura de placas.

Desenvolvidos pela empresa Helper Tecnologia, os totens têm quatro metros de altura e estão localizados em três pontos-chave: na esquina das ruas General Couto de Magalhães e dos Protestantes; em frente ao icônico Edifício Itália, na região da República; e no parque Dom Pedro 2º, próximo à rua 25 de Março.

Dados da Secretaria da Segurança Pública apontam que, dos dez distritos policiais na área da 1° Delegacia Seccional (Centro), dois registraram aumento nos índices de roubos e furtos no período de janeiro a maio de 2024: o 5° DP (Aclimação) e o 6° DP (Cambuci). O 2° DP (Bom Retiro) teve aumento apenas nos casos de roubos, enquanto o 8° DP (Brás) registrou aumento nos furtos.

Por outro lado, seis distritos da região tiveram queda nos índices de roubos e furtos no mesmo período. O 1° DP (Sé), 3° DP (Campos Elíseos), 4° DP (Consolação), 12° DP (Pari), 77° DP (Santa Cecília) e 78° DP (Jardins) apresentaram uma redução significativa nos números de crimes, o que demonstra a eficácia das medidas de segurança implementadas na região central de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo