Divulgados os gabaritos preliminares do Concurso Público Nacional Unificado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Nesta terça-feira (20), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou os gabaritos preliminares das provas objetivas dos oito blocos temáticos do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). Os candidatos puderam conferir seus acertos e começar a calcular suas notas parciais, pois a pontuação final também levará em consideração a prova discursiva e a avaliação de títulos acadêmicos.

Uma das regras gerais do CPNU destaca a eliminação de candidatos com baixo rendimento. Para o bloco temático 8, a eliminação ocorre se o participante tiver um aproveitamento inferior a 30% da pontuação nas provas objetivas ou se tirar nota zero na redação. Já para os blocos temáticos de nível superior (blocos de 1 a 7), a eliminação se dá caso o candidato não pontue pelo menos 40% nas provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos.

No domingo (18), as provas objetivas dos blocos 1 a 7 foram aplicadas em cinco eixos temáticos, com pesos diferentes, totalizando 80 pontos. A nota final será calculada a partir da soma dos acertos em cada eixo multiplicado pelo peso correspondente. O professor Eduardo Cambuy explicou que a nota ponderada considera esses cálculos de peso e será usada para classificar os aprovados.

Além das 6.640 vagas imediatas, o concurso também conta com um banco de candidatos em lista de espera, com mais de 13,2 mil vagas para futuras convocações. Cada bloco temático terá um banco com o dobro do número de vagas imediatas, aumentando as chances dos candidatos aprovados. O professor defende a criação do banco de aprovados, mas sugere um aprimoramento no modelo do concurso unificado.

As notas finais serão divulgadas em 8 de outubro, com a convocação dos candidatos selecionados para envio dos títulos acadêmicos nos dias 9 e 10 de outubro. Em 4 de novembro será anunciado o resultado preliminar da avaliação de títulos, e o resultado final do certame está previsto para 21 de novembro. O início das convocações para posse e cursos de formação está marcado para janeiro do próximo ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo