Senado aprova projeto que mantém competência dos juizados especiais para casos cíveis variados; texto segue para sanção presidencial.

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei 3519/2019, que tem por objetivo manter a competência dos juizados especiais cíveis para conciliar, processar e julgar diversas ações de natureza específica. Entre os casos abrangidos por essa medida estão as questões relacionadas com parceria agrícola e arrendamento rural, cobrança de condomínio, indenização de danos em prédios urbanos e rurais, ressarcimento de danos de acidentes de trânsito, cobrança de seguro referente a acidentes de veículos e honorários de profissionais liberais.

O texto aprovado no Senado agora segue para a sanção presidencial, quando então poderá entrar em vigor como uma importante norma de regulação e facilitação de acesso à justiça para as situações previstas. A decisão de manter a competência dos juizados especiais cíveis para esses casos específicos visa agilizar e simplificar a resolução de conflitos, tornando os processos mais rápidos e eficientes.

A medida foi comemorada por diversos setores da sociedade, que enxergam nessa aprovação uma forma de garantir maior celeridade e efetividade na resolução de disputas judiciais que afetam diretamente a vida e os interesses dos cidadãos. Com essa alteração na legislação, os juizados especiais cíveis se consolidam como um importante instrumento para a promoção da justiça e da pacificação social.

A expectativa é que, com a sanção presidencial, essa nova norma possa contribuir significativamente para a desburocratização do sistema judiciário, facilitando o acesso à justiça e garantindo a efetiva prestação jurisdicional nos casos contemplados pelo projeto de lei aprovado pelo Senado. A sociedade aguarda com expectativa a oficialização dessa medida, que certamente trará benefícios para todos os envolvidos nos processos judiciais abrangidos por essa iniciativa legislativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo