Fies 2024: Inscrições abertas com reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2024 abrirá suas inscrições nesta quinta-feira (22), marcando a primeira edição do programa com reservas de vagas destinadas a candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O objetivo do programa, sob responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), é financiar de maneira escalonada estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

Os interessados terão até a próxima terça-feira (27) para realizar suas inscrições, que devem ser feitas de forma gratuita através do portal do programa. O MEC divulgou o edital com as regras do processo seletivo na quarta-feira (21), após alguns atrasos que geraram reclamações por parte dos estudantes. A pasta não informou a quantidade de contratos disponíveis nesta edição do Fies.

Além da reserva de vagas para alunos de baixa renda, o Fies Social destina metade das vagas para pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, cadastradas no CadÚnico. Nesta edição, pela primeira vez, também serão adotadas cotas, seguindo a proporção de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência em cada estado.

O processo seletivo inclui a seleção de até três opções de curso, com divulgação dos resultados prevista para 9 de setembro. Caso haja vagas não preenchidas, novas convocações serão feitas através da lista de espera, entre 16 de setembro e 29 de outubro. É importante ressaltar que a apresentação de informações ou documentos falsos resultará na reprovação do candidato no processo seletivo do Fies.

Com a retomada do financiamento de 100% das mensalidades no início deste ano, o governo busca impulsionar o programa Fies, que vem sofrendo reduções desde 2015. A expectativa é que essa mudança incentive mais estudantes a buscarem o financiamento para seus cursos superiores e possibilitando assim uma maior inclusão e acesso à educação no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo