Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – Reunião da Comissão Extraordinária discute desafios da anemia falciforme e situação dos trabalhadores de Organizações Sociais em São Paulo[embed]https://www.youtube.com/watch?v=jSBIGFQomkY[/embed]

Na tarde desta terça-feira (20/8), a Comissão Extraordinária do Idoso e de Assistência Social recebeu a diretora da Aprofe (Associação Pró-Falcêmicos), Sheila Ventura Pereira, para discutir a anemia falciforme, uma doença genética que afeta a oxigenação dos tecidos. A reunião trouxe à tona as graves consequências dessa condição, que incluem AVC, insuficiência renal e necroses ósseas.

Sheila, diagnosticada com anemia falciforme aos sete anos, ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do conhecimento por parte dos médicos sobre a doença. Ela alertou que muitas vezes os pacientes precisam solicitar o exame de eletroforese de hemoglobina por conta própria, devido à falta de informação e conscientização sobre a doença, que pode afetar qualquer pessoa, apesar de ser mais comum em indivíduos negros.

Além disso, a melhoria na regulação de vagas do SUS foi apontada como fundamental para evitar agravamentos da condição. Sheila destacou a dificuldade de acesso a benefícios como o BPC e critica a falta de conhecimento dos peritos sobre doenças como a anemia falciforme.

O presidente da Comissão, vereador Eli Corrêa (UNIÃO), elogiou a participação de Sheila na reunião, destacando a importância da prevenção e do atendimento adequado aos pacientes. Ele anunciou que a próxima reunião abordará os desafios enfrentados por idosos que vivem sozinhos em São Paulo, trazendo especialistas para discutir o tema.

Outro requerimento aprovado foi o do vereador Manoel Del Rio (PT) para debater a situação dos trabalhadores de Organizações Sociais parceiras da Prefeitura na Assistência Social. Del Rio expressou preocupação com a falta de repasses da Prefeitura para o reajuste da convenção coletiva desses trabalhadores, o que está gerando uma situação insustentável para as OSs.

A reunião foi encerrada com um minuto de silêncio em homenagem a Sílvio Santos, falecido recentemente. A próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 3/9 e discutirá os desafios dos idosos que vivem sozinhos. A participação ativa dos vereadores e especialistas demonstra o compromisso da comissão em buscar soluções para as questões sociais que afetam a população de São Paulo e regiões circunvizinhas.

Sair da versão mobile