Câmara dos Deputados cria comissão para investigar queda de avião da Voepass em área residencial de Vinhedo, SP

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tomou uma medida importante ao oficializar a criação de uma comissão externa da Casa para acompanhar as investigações sobre a queda do avião da Voepass em área residencial de Vinhedo, interior de São Paulo.

A comissão será composta por 37 parlamentares e terá como coordenador o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), que apresentou requerimento logo no dia do acidente solicitando a criação do colegiado. Diversos partidos estão representados nessa Comissão, incluindo Podemos, PT, União Brasil, MDB, PSD, PL, PP, Republicanos, PRD, PSDB e PSB.

Segundo Ganem, a comissão permitirá uma análise independente e transparente, garantindo que as informações sejam tratadas com seriedade e que as famílias das vítimas recebam respostas adequadas. Além disso, a comissão terá a função de acompanhar o acidente in loco e propor melhorias nas normas de segurança aérea, com base nos resultados das investigações.

O ato da presidência de Lira foi datado de segunda-feira, mas publicado nas publicações oficiais da Casa posteriormente. Nele, está informado que a comissão externa não terá custo para a Câmara, porém não foi indicado por quanto tempo ela irá funcionar.

O acidente envolvendo o avião da Voepass, com 62 pessoas a bordo, ocorreu no último dia 9 em Vinhedo, resultando na morte de todos os passageiros. Esse trágico evento é considerado o mais letal do país desde 2007.

A aeronave ATR 72-500 da Voepass, que era antiga Passaredo, fazia a rota de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo) e caiu em queda livre, girando, até atingir a área de uma casa no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela. A comissão externa da Câmara terá a importante missão de acompanhar de perto as investigações desse acidente e propor medidas de segurança para evitar que novas tragédias como essa ocorram no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo