Repórter São Paulo – SP – Brasil

Superlua ilumina o céu: Lua cheia mais próxima da Terra deste ano aparece hoje, 19 de fevereiro

Na noite desta segunda-feira (19), os olhos estarão voltados para o céu, pois a primeira Superlua do ano estará em evidência. Este fenômeno ocorre quando a Lua cheia está mais próxima da Terra, atingindo uma distância média de cerca de 384 mil quilômetros. No entanto, hoje a Lua estará a apenas 362 mil quilômetros de distância de nosso planeta.

A explicação para essa proximidade está na órbita elíptica da Lua, que faz com que ela pareça maior e mais brilhante. Segundo o astrônomo do Observatório Nacional, Fernando Roig, a Lua pode chegar a ser até 20% mais brilhante do que o normal durante a Superlua. Esse espetáculo celeste pode ser observado de qualquer lugar do Brasil e do mundo, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.

O termo “Superlua” foi cunhado por um astrólogo em 1979 para descrever uma Lua cheia que está a pelo menos 90% da distância mais próxima da Terra. Apesar de não ser uma definição científica, o termo se popularizou e é amplamente utilizado para descrever este fenômeno. O Observatório Nacional relatou que, em 2016, a Superlua atingiu a menor distância de nosso planeta desde 1948, estando a 356 mil quilômetros de distância.

A próxima visita tão próxima da Lua à Terra está programada apenas para 2034, o que torna essa experiência ainda mais especial. Portanto, não perca a oportunidade de apreciar essa maravilha natural que, mesmo sendo um fenômeno recorrente, sempre nos encanta e nos lembra da grandiosidade do universo. Aproveite a noite e contemple a beleza da Superlua, um espetáculo celestial que nos conecta com o cosmos.

Sair da versão mobile