Processos seletivos rigorosos e alto desempenho no Ideb: Escolas públicas com concorrência maior que o curso de medicina da USP.

As escolas públicas com as melhores notas no Ideb 2023 no ensino médio surpreenderam ao revelar que sete delas têm processos rigorosos de seleção dos alunos. Essa informação foi divulgada em uma matéria recente que analisou as 100 melhores escolas de ensino médio do país, de acordo com o Ideb.

Entre as escolas destacadas, a EPCAr (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), localizada em Barbacena (MG), se destacou como a primeira do país nesse indicador. Com um processo seletivo que inclui avaliações de conteúdo escolar, testes de aptidão física e psicológica, a escola registrou uma concorrência de impressionantes 166 candidatos por vaga.

De acordo com especialistas, o bom desempenho dessas escolas com processo seletivo está ligado à exclusão de estudantes mais pobres e com dificuldades de aprendizagem. O processo seletivo das escolas envolve avaliações de conhecimento em diferentes disciplinas, além de critérios de aptidão física e psicológica, que acabam selecionando estudantes de famílias mais ricas.

Além disso, as escolas vinculadas às Forças Armadas, como a EPCAr e o Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), recebem mais recursos do que as escolas públicas regulares. Isso levanta questionamentos sobre a distribuição desigual de investimentos na educação.

Outros modelos de escola com processo seletivo também foram citados, como as Escolas de Aplicação ligadas à UPE em Pernambuco e o Colégio Técnico Industrial ligado à Unesp em Bauru. Essas escolas também apresentam um perfil de atendimento mais voltado para alunos de famílias mais ricas, de acordo com dados do Inep.

No entanto, vale ressaltar que nem todas as escolas com melhor desempenho no Ideb possuem processo seletivo. Um exemplo é a Escola Família Agrícola Padre Eliesio dos Santos, em Ipueiras (CE), que se destacou com o segundo maior Ideb do país no ensino médio, sem a necessidade de seleção dos estudantes.

Essa análise dos resultados do Ideb revela a existência de desigualdades educacionais e levanta questões importantes sobre a forma como as escolas são estruturadas e financiadas no Brasil. A discussão sobre a equidade no ensino público ganha destaque diante desses dados.

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