São Paulo em alerta: semana de altas temperaturas com temperaturas 5°C acima da média para o período.

São Paulo enfrentará uma semana de altas temperaturas após um período de frio intenso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para todo o estado de São Paulo, devido a uma onda de calor que deve persistir pelo menos até a tarde desta segunda-feira (19), com temperaturas até 5°C acima da média para o período.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo alerta que os próximos dias também serão marcados por uma grande amplitude térmica, ou seja, haverá variação significativa de temperatura ao longo do dia.

Para este domingo (18) e segunda-feira (19), a capital paulista pode registrar máximas de até 32°C, com mínimas de 15°C e 16°C, respectivamente. Além disso, o índice de umidade do ar deverá permanecer baixo na cidade, o que requer cuidados extras com a saúde.

O aviso emitido pelo Inmet sobre a onda de calor também se estende ao Mato Grosso do Sul, boa parte do Paraná e de Santa Catarina, além de uma parte significativa ao norte do Rio Grande do Sul. Além disso, o instituto emitiu um alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar em amplas áreas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e em uma região do Norte do país.

O início da semana também será quente em Brasília e Rio de Janeiro, com temperaturas máximas próximas ou acima dos 30°C, assim como em quase todas as capitais do Brasil. Cuiabá, por sua vez, pode registrar máximas de até 40°C em mais de um dia da semana, enquanto Porto Alegre e Florianópolis terão máximas mais amenas, abaixo dos 25°C.

Diante desse cenário de calor intenso, é importante que a população adote medidas de proteção, como se manter bem hidratado, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e usar roupas leves e protetor solar. O cuidado com a saúde e o bem-estar deve ser prioridade diante das condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo