Repórter São Paulo – SP – Brasil

Dois voos comerciais fazem pousos de emergência em aeroportos paulistas em menos de 12 horas: uma noite de sustos.

Dois aviões de voos comerciais tiveram que realizar pousos de emergência em aeroportos paulistas em menos de 12 horas, em situações distintas que chamaram a atenção dos passageiros e autoridades aeroportuárias. O primeiro incidente envolveu um Boeing 777 da American Airlines, que decolou do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Miami, nos Estados Unidos.

Poucos minutos após a decolagem, os pilotos identificaram um problema com a porta do trem de pouso e decidiram retornar ao aeroporto de origem. Durante o procedimento de pouso de emergência, o piloto solicitou a presença de veículos de segurança para realizar uma checagem nos freios da aeronave.

A operação ocorreu sem maiores problemas e o 777-300ER pousou em segurança, com os bombeiros posicionados nas taxiways para qualquer eventualidade. Após a verificação dos freios e constatação de que não houve vazamento de combustível, os pilotos conseguiram conduzir a aeronave até o pátio de estacionamento.

Já o segundo incidente aconteceu durante a aproximação para pouso de um voo da Azul Linhas Aéreas, que seguia de Curitiba para Campinas. Os pilotos precisaram realizar uma arremetida devido a uma mensagem de alerta na aeronave, levando a uma declaração de emergência e solicitação de prioridade para o pouso.

Após a segunda tentativa, o Embraer 195 pousou em segurança no Aeroporto Internacional de Viracopos, com os bombeiros posicionados e prontos para intervir, se necessário. A inspeção realizada após o pouso confirmou que os flaps estavam em ordem e não houve vazamento de combustível.

Tanto a American Airlines quanto a Azul Linhas Aéreas confirmaram que os pousos de emergência ocorreram em segurança e que os passageiros desembarcaram normalmente. Os incidentes ressaltam a importância dos procedimentos de segurança e prontidão em situações adversas durante voos comerciais.

Sair da versão mobile