Repórter São Paulo – SP – Brasil

SÃO PAULO – “Secretário Marcos da Costa Apresenta Iniciativas da SEDPcD ao Presidente do Comitê Paralímpico da Colômbia e das Américas”

Visita Diplomática Impulsiona Colaboração entre Brasil e Colômbia no Esporte Paralímpico

Na última sexta-feira (16), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) de São Paulo teve a honra de receber uma delegação esportiva colombiana de alto nível. Marcos da Costa, secretário da SEDPcD, deu as boas-vindas ao presidente do Comitê Paralímpico da Colômbia e das Américas, Julio César Ávila Sarria, juntamente com o secretário de Esportes de Cali, Nelson Felipe Montoya Montoya.

Durante a visita, o secretário Marcos da Costa destacou a relevância do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), que tem sido um pilar crucial no desenvolvimento de atletas paralímpicos no país. Além de um acordo de cooperação já estabelecido com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a secretaria anunciou a construção de um novo Velódromo de classe 2, uma estrutura projetada para acolher competições internacionais. "Formamos um comitê com representantes de várias secretarias, o CPB, a Confederação Brasileira de Ciclismo e atletas para definir os parâmetros desse novo equipamento", explicou Costa.

Outro ponto alto da reunião foi a apresentação do Time São Paulo Paralímpico, um projeto colaborativo entre a SEDPcD e o CPB que envolve um investimento de R$ 7,2 milhões, beneficiando 149 atletas em 16 modalidades diferentes. “Essa equipe conta com atletas de alto rendimento e também iniciantes que já estão sendo preparados para as Paralimpíadas de Los Angeles 2028”, comentou Costa.

O secretário também aproveitou a ocasião para destacar outras iniciativas da SEDPcD, como o projeto São Paulo São Libras, que envolve capacitação em língua de sinais, além dos novos Centros de Ciência e Desenvolvimento em parceria com USP, Unesp e Unicamp. Também foram mencionados programas voltados para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o TODAS In-Rede, que se dedica à inclusão de mulheres com deficiência.

Julio César Ávila Sarria, presidente do Comitê Paralímpico da Colômbia e das Américas, se mostrou bastante impressionado com a estrutura e o nível de profissionalismo encontrado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. "Os processos que são realizados desde a base garantem uma excelente qualificação dos paratletas. Conhecendo o trabalho da Secretaria, creio que as pessoas com deficiência em São Paulo e no Brasil podem exercer seus direitos e serem incluídas na sociedade com apoio muito forte do esporte paralímpico. Saio daqui muito emocionado e satisfeito. Temos muito o que fazer na Colômbia e acredito que aqui tivemos grandes exemplos de como poderemos seguir na mesma direção", concluiu Ávila.

Para Nelson Felipe Montoya Montoya, a experiência também foi enriquecedora. Ele salientou a importância de políticas públicas avançadas e a existência de uma secretaria dedicada exclusivamente ao tema das pessoas com deficiência. Montoya destacou ainda que a visita proporcionou aprendizados valiosos que poderão ser aplicados na Colômbia, especialmente em Cali. "Tudo que vimos aqui foi um aprendizado”, afirmou Montoya.

A visita marca um passo significativo na cooperação internacional entre Brasil e Colômbia, reforçando o compromisso de ambos os países em promover o desenvolvimento esportivo e a inclusão de pessoas com deficiência.

Sair da versão mobile