O CNU, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é um modelo inovador de seleção de servidores públicos que busca promover igualdade de oportunidades, padronizar procedimentos, aprimorar métodos de seleção e zelar pela impessoalidade na escolha dos candidatos. Atingindo diversos estados e o Distrito Federal, o concurso realiza a aplicação simultânea das provas em todo o território nacional.
Para evitar contratempos, os candidatos devem chegar com antecedência aos locais de prova. A Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, destacou que os bairros de Bonsucesso, Maracanã, Tijuca, centro, Botafogo e Gávea serão os pontos de concentração dos candidatos no município.
Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Guarda Municipal realizarão uma operação especial de trânsito para orientar o fluxo de veículos e pedestres, reprimindo o estacionamento irregular e garantindo a fluidez nos principais corredores da cidade. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) também disponibilizará equipes para manter a limpeza das vias próximas aos locais de prova.
Para facilitar o deslocamento dos candidatos, o transporte coletivo terá reforço, com horários extras e frota ampliada. Os ônibus municipais, BRTs, VLTs, metrô, trens, barcas e ônibus intermunicipais funcionarão em esquema diferenciado, com intervalos menores e mais viagens para atender a demanda.
A expectativa da Rodoviária do Rio é de um aumento de 10% na demanda por viagens entre as cidades do estado, especialmente para o município, devido à realização do concurso. As empresas de ônibus não abrirão horários extras, mas aconselham os usuários a garantirem a compra das passagens com antecedência para evitar contratempos.