Repórter São Paulo – SP – Brasil

China impõe controle rigoroso para bens e pessoas vindas de países com surto de Mpox, medidas entram em vigor hoje.

A Administração Geral das Alfândegas da China anunciou nesta sexta-feira, 16, a imposição de regras rígidas de controle para bens e pessoas que chegam de países afetados pela Mpox. As medidas entrarão em vigor imediatamente e têm previsão de durar seis meses. A decisão foi tomada como uma forma de prevenção e combate à propagação da doença em território chinês.

De acordo com o comunicado oficial, indivíduos que tenham sido expostos à doença ou que apresentem sintomas como febre, dores e erupções cutâneas devem informar à alfândega assim que chegarem à China. Os funcionários locais ficarão responsáveis por realizar testes e adotar medidas médicas necessárias. Além disso, as mercadorias também estão sujeitas a procedimentos de higienização para evitar a contaminação.

A Administração Geral das Alfândegas justificou as novas regras como uma maneira de proteger a saúde e segurança dos cidadãos chineses, além de prevenir a introdução do vírus no país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a situação como uma emergência de saúde internacional na última quarta-feira (14), alertando para a gravidade da situação.

A Mpox, doença altamente contagiosa que tem causado preocupação em diversos países, tem levado autoridades em todo o mundo a adotar medidas preventivas e de controle. A China, como um dos epicentros da doença, tem reforçado sua vigilância e promovido ações para evitar a disseminação do vírus em seu território.

Diante da gravidade da situação, espera-se que as medidas impostas pela Administração Geral das Alfândegas da China contribuam para a proteção da população e o controle da Mpox no país. A conscientização e colaboração de todos os envolvidos são essenciais para garantir a segurança e bem-estar da sociedade frente a essa ameaça.

Sair da versão mobile