Repórter São Paulo – SP – Brasil

Vazamento de dados de clientes do Banco BTG Pactual expõe informações de 8.032 chaves Pix, sem comprometer informações sensíveis.

O Banco Central (BC) revelou hoje, em Brasília, o ocorrido de vazamento de dados pessoais de 8.032 chaves Pix pertencentes aos clientes do Banco BTG Pactual. Tal incidente ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição, tendo as informações expostas no período compreendido entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano.

De acordo com o BC, não houve o vazamento de informações sensíveis, tais como senhas, registros de transações, balanços financeiros ou quaisquer outros dados sigilosos. As informações divulgadas se restringem à esfera cadastral, como nome do titular da conta, CPF (com alguns números ocultados), instituição financeira de relacionamento, número da agência e tipo de conta.

Os indivíduos afetados pelo vazamento serão notificados por meio do aplicativo ou do internet banking do Banco BTG Pactual. Ressalta-se que não serão utilizados outros meios de comunicação, como mensagens de texto, chamadas telefônicas, e-mails ou aplicativos de mensagens, para este propósito.

Em resposta ao ocorrido, o Banco Central garantiu que foram tomadas as medidas necessárias para investigar detalhadamente o incidente e as sanções previstas pela legislação em vigor serão aplicadas. Vale ressaltar que somente neste ano, já se teve conhecimento de oito episódios de vazamento de dados em instituições financeiras. Nesse sentido, o BC mantém uma seção específica em seu site para registrar eventos de segurança como esse.

Sair da versão mobile