Repórter São Paulo – SP – Brasil

Senado aprova indicação de Flávio Damico como embaixador do Brasil no Equador, com foco em seis eixos de atuação.

O Plenário do Senado realizou nesta quarta-feira (14) a votação que confirmou a indicação do diplomata Flávio Soares Damico para assumir o cargo de embaixador do Brasil no Equador. Com um total de 47 votos a favor, um voto contrário e uma abstenção, Damico foi aprovado para representar o país em território equatoriano.

Flávio Soares Damico, nascido em Porto Alegre em 1960, possui uma longa trajetória na área diplomática. Formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1982, o embaixador tornou-se especialista na mesma área em 1984. Com passagens por diversos postos no Brasil e no exterior, Damico atuou como embaixador em Singapura de 2016 a 2019 e em Assunção de 2019 a 2022. Atualmente, exerce a função de representante especial na Representação do Brasil junto à Conferência do Desarmamento.

Durante a sabatina realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), sob relatoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), Damico apresentou suas metas e objetivos para atuação na embaixada equatoriana. O diplomata destacou seis eixos principais: segurança, econômico-comercial, infraestrutura e transporte, meio ambiente, cooperação e político.

Em relação ao eixo político, Damico ressaltou a importância de acompanhar de perto o processo eleitoral equatoriano, evidenciando a polarização política no país, mas enfatizando a unidade nacional na questão da segurança. Além disso, o embaixador destacou o apoio ao diálogo político de alto nível como uma das suas prioridades.

Com a aprovação no Senado, Flávio Soares Damico está pronto para assumir suas funções como embaixador do Brasil no Equador e fortalecer as relações bilaterais entre os dois países.

Sair da versão mobile