O projeto, que já foi promulgado, estabelece que o prêmio será concedido anualmente a cinco pessoas e/ou instituições. A escolha dos premiados será feita pela Comissão de Administração e Serviço Público e pela Mesa Diretora, após votação da maioria. A entrega do prêmio acontecerá em uma sessão solene, marcada para o dia 10 de agosto de cada ano, data de nascimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Além disso, os deputados aprovaram também o Projeto de Resolução 44/24, do mesmo deputado Pedro Campos, que recebeu parecer favorável da deputada Jandira Feghali. Este projeto denomina a sala da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados como “Sala Eduardo Campos”, em homenagem ao ex-ministro da Pasta de Ciência e Tecnologia em 2004.
A iniciativa de criar o Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública e de nomear a sala da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação demonstra o reconhecimento do trabalho e legado deixado por Eduardo Campos na área pública. Ações como essas visam valorizar e estimular a qualidade na administração pública, promovendo um serviço cada vez mais eficiente e voltado para o progresso social.