Repórter São Paulo – SP – Brasil

Escolas particulares no Brasil não atingem metas de aprendizado do Ideb em nenhuma etapa da educação básica, apontam resultados de 2023.

No último dia 14, o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023, revelando que as escolas particulares do Brasil mantiveram um desempenho estagnado, sem alcançar as metas de aprendizado estabelecidas para as diversas etapas da Educação Básica.

Apesar disso, a rede privada ainda se mantém com resultados superiores em comparação com a rede pública em todas as etapas avaliadas. No entanto, foi observada uma leve melhora nos anos iniciais do ensino fundamental, com uma média Ideb de 7,2 em 2023, superando as médias anteriores de 7,1. Mesmo assim, as escolas particulares não conseguiram atingir a meta estabelecida para o período, que era de 7,5 nos anos iniciais.

Nos anos finais do fundamental e no ensino médio, a rede privada manteve os mesmos resultados do Ideb de 2021, com médias de 6,3 e 5,6 respectivamente. No entanto, esses números representam uma diminuição em relação aos resultados pré-pandemia de 2019, quando as médias eram de 6,4 e 6.

Além disso, apesar da manutenção da média no ensino médio, as escolas particulares registraram uma queda no desempenho dos estudantes nas provas do Saeb, com as notas de matemática e português diminuindo de um ano para o outro.

O Ideb, que é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, assim como para o terceiro ano do ensino médio, é um indicador que visa medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino em todo o país. É composto pelo desempenho dos estudantes no Saeb e pelas taxas de aprovação escolar.

Porém, o Ideb também enfrenta críticas, principalmente em relação à sua interpretação e utilidade para os gestores escolares e professores. Algumas críticas apontam que o indicador não reflete necessariamente o nível de aprendizado atual dos estudantes e que as metas estabelecidas podem excluir alunos com mais dificuldade. Ainda assim, o Ideb continua sendo uma importante ferramenta para avaliar e buscar melhorias na educação brasileira.

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