Repórter São Paulo – SP – Brasil

Consórcio ABC colabora na elaboração do Programa Cidades Verdes Resilientes para aumento da qualidade ambiental e resiliência das cidades brasileiras.

O Consórcio Intermunicipal ABC está participando ativamente das discussões para a elaboração do Programa Cidades Verdes Resilientes, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e das Cidades. O principal objetivo desse programa é aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, está representando a região em Brasília, colaborando com a implementação da iniciativa. Segundo ele, o programa vai estabelecer políticas públicas para preparar as cidades para eventos climáticos adversos, com propostas do Consórcio ABC sendo apresentadas para uma implementação mais eficaz.

O programa será composto por cinco eixos fundamentais: articulação institucional; orientações técnico-normativas; capacitação, educação urbano-ambiental e informações; fomento a diagnósticos, planos, projetos e intervenções; e ampliação e facilitação do acesso a mecanismos de financiamento. A expectativa é que o uso de tecnologias verdes de urbanização, como os serviços baseados na natureza, se torne uma exigência na concepção de projetos com financiamento federal.

O Grande ABC já está se preparando para essa nova realidade. Em 2016, em parceria com o Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), o Consórcio ABC publicou o Inventário Regional sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Esses documentos foram resultado de estudos realizados com a colaboração de técnicos das áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, Resíduos Sólidos, Transporte e Energia das sete cidades da região.

Em maio deste ano, a entidade regional se filiou ao Iclei, passando a fazer parte de uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Com essa filiação, o Consórcio ABC terá acesso a consultoria técnica, capacitação, intercâmbio de experiências, participação em projetos e eventos, entre outros benefícios.

Sair da versão mobile