A aeronave, com quase 34 metros de envergadura, aguarda na Base Aérea de São Paulo a liberação dos corpos das vítimas para iniciar a operação de transporte para Cascavel. O KC-390, fabricado pela Embraer, foi desenvolvido a pedido da FAB para substituir a frota de C-130 Hércules americanos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu a primeira fase da investigação, realizando a análise no local do acidente. O relatório preliminar do acidente do avião ATR 72-500, que caiu em Vinhedo, é aguardado em 30 dias, com peritos analisando os dados das caixas-pretas do avião.
A empresa contratada pela Voepass está responsável por remover os destroços do acidente, recuperar possíveis pertences das vítimas e entregá-los às famílias. O acidente aéreo de Vinhedo é considerado de alta complexidade, com diversas hipóteses ainda em discussão sobre as causas do acidente.
Especialistas já descartaram a possibilidade de congelamento das asas como causa da queda, afirmando que o avião tinha certificados e vistorias em dia. O acidente chocou a população e deixou um clima de luto em Cascavel, cidade que perdeu muitos de seus queridos moradores nessa tragédia aérea.
A FAB continua apoiando as investigações para identificar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente e prestar assistência às famílias das vítimas nesse momento de dor e consternação.