A entrada no território indígena não é simples, uma vez que o povo Cinta Larga é conhecido por sua bravura e resistência. O cacique Daniel ‘Rondon’ Cinta Larga, responsável pela Aldeia Central da reserva, ressalta que apesar do passado de conflitos, atualmente a comunidade busca a preservação de sua cultura e território. O cacique geral da etnia, Gilmar Cinta Larga, reforça a determinação em proteger as terras indígenas diante de invasores ilegais, como garimpeiros.
Os Cinta Larga estão distribuídos em quatro territórios entre Mato Grosso e Rondônia, porém, enfrentam constantes invasões e pressões externas em suas terras. A presença ilegal de garimpeiros é uma das principais ameaças enfrentadas pelo povo indígena.
A equipe do programa teve a oportunidade de adentrar na Reserva Roosevelt e acompanhar de perto a rotina dos Cinta Larga. Durante a visita, a Organização Não Governamental “Doutores da Amazônia” ofereceu atendimento médico aos indígenas, incluindo médicos, dentistas, psicólogos e fisioterapeutas.
O fundador da ONG, Caio Machado, destaca a importância do trabalho realizado, que já beneficia mais de 150 voluntários dentro da reserva. Profissionais de saúde alertam para os impactos negativos da dieta adotada pelos indígenas, que resulta em problemas de saúde como diabetes e disfunções hormonais.
No entanto, os Cinta Larga têm buscado retomar práticas alimentares saudáveis, como o cultivo de vegetais em uma roça comunitária. Enfermeiros como Talita Freitas Cinta Larga, integrante da ONG “Doutores da Amazônia”, destacam a importância de apoiar e cuidar da comunidade indígena.
O episódio “Cinta Larga: saúde e preservação” será transmitido pela TV Brasil nesta segunda-feira (12), às 23h, oferecendo um olhar mais profundo sobre a realidade e desafios enfrentados pelo povo indígena Cinta Larga e a importância de preservar sua cultura e território.