Copom não hesitará em elevar taxa de juros para conter inflação, aponta relatório Focus do Banco Central.

Seguindo a divulgação do mais recente relatório Focus do Banco Central, a mediana para a taxa Selic no fim de 2025 se manteve em 9,75%, mesmo após a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) afirmar que não hesitará em aumentar a taxa de juros para garantir a convergência da inflação à meta, se considerar necessário.

Na última decisão do Copom, ocorrida em 31 de março, a taxa Selic foi mantida em 10,5% pela segunda vez consecutiva. Esse panorama reflete a postura cautelosa do comitê diante do cenário econômico atual.

Nos últimos cinco dias úteis, com base nas 80 projeções atualizadas, a mediana para a Selic no final de 2025 subiu de 9,5% para 9,75%. Já a estimativa intermediária para a taxa básica de juros no final deste ano permaneceu em 10,5% pela oitava semana consecutiva, de acordo com as 82 projeções atualizadas nesse período.

Além disso, o mercado financeiro manteve a expectativa de que os juros encerrarão os anos de 2026 e 2027 em 9%, fortalecendo a visão de estabilidade em relação a médio prazo.

Esses dados refletem as incertezas e desafios enfrentados pelo governo e pelos investidores diante do atual cenário econômico, marcado por volatilidade e impactos da pandemia de Covid-19. A decisão do Copom e as projeções do mercado sinalizam a necessidade de cautela e análise criteriosa nas políticas monetárias a serem adotadas nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo