Repórter São Paulo – SP – Brasil

Temperaturas abaixo de 0°C marcam o Dia dos Pais em cidades do Sudeste e Sul do Brasil

Neste domingo (11) de Dia dos Pais, diversas cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil enfrentaram temperaturas mínimas extremamente baixas, registrando valores abaixo de 0°C ao longo da madrugada e início da manhã. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros despencaram, trazendo um verdadeiro frio para os moradores e visitantes desses locais.

Uma das cidades mais atingidas foi Monte Verde, distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, local conhecido por sua vocação turística para atrair visitantes em busca de temperaturas baixas. Lá, a mínima chegou a -2,9°C, marcando um dos registros mais baixos do dia. Já em Campos do Jordão, em São Paulo, a temperatura também despencou para -2,3°C, mantendo a tradição de frio nesse destino turístico.

Além dessas cidades, Castro (PR), Caçador (SC), São Mateus do Sul (PR) e Vacaria (RS) também se destacaram com temperaturas mínimas registradas abaixo de 0°C. No total, outras cinco localidades apresentaram valores congelantes, como General Carneiro (PR), Rio Negrinho (SC), Lages (SC), Maria da Fé (MG) e Major Vieira (SC).

Essas baixas temperaturas vêm acompanhadas de uma onda de frio que ainda deve persistir no início da semana, principalmente na região Sul do país. Segundo o Inmet, uma massa de ar frio mantém as temperaturas baixas e intensas geadas são esperadas para a terça-feira (13).

A região serrana de Santa Catarina também registrou queda de neve entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, de acordo com a Epagri/Ciram. Municípios como São Joaquim e Urupema foram os mais afetados, com temperaturas mínimas chegando a -4,6°C, tornando-se a menor temperatura do estado no domingo.

Com esses registros de temperaturas gélidas, os moradores e visitantes dessas regiões precisam estar atentos aos cuidados necessários para enfrentar o frio intenso e seguir as recomendações dos órgãos de meteorologia para se protegerem adequadamente.

Sair da versão mobile