Repórter São Paulo – SP – Brasil

Sifan Hassan quebra recorde olímpico e repete feito histórico nos Jogos de Paris

A corredora holandesa Sifan Hassan alcançou uma incrível vitória na maratona dos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo. Em um momento emocionante, Hassan acelerou nos últimos 150 metros da prova e deixou para trás a etíope Tigst Assefa, cruzando a linha de chegada em impressionantes 2min22s55.

Além de quebrar o recorde olímpico, Hassan entrou para a história ao repetir o feito do checo Emil Zatopek, o único atleta a conquistar medalhas nos 5.000m, 10.000m e maratona na mesma edição dos Jogos Olímpicos, o que aconteceu pela última vez em Helsinque, no ano de 1952.

Aos 31 anos, a holandesa já havia conquistado o ouro nos 5.000m e 10.000m nos Jogos de Tóquio em 2021, além de um bronze nos 1.500m. Com a vitória na maratona deste domingo, ela se tornou a terceira colocada nas três provas de longa distância, mas não conseguiu repetir o feito de Zatopek em conquistar o ouro em todas.

Tigst Assefa ficou com a medalha de prata, chegando três segundos atrás de Hassan, enquanto a queniana Hellen Obiri conquistou a medalha de bronze com o melhor tempo de sua carreira, 2min23s10. A campeã olímpica de Tóquio, Peres Jepchirchir, terminou na 15ª posição, e o Brasil não teve representantes na prova.

A maratona feminina encerrou a programação do atletismo na Olimpíada de Paris, rompendo a tradição de ter a prova masculina como a última do evento. As mulheres começaram a disputar a maratona olímpica apenas em Los Angeles-1984, 88 anos depois da primeira maratona olímpica vencida pelo grego Spiridon Louis.

Sair da versão mobile