Repórter São Paulo – SP – Brasil

Onda de frio se intensifica na região sul e traz possibilidade de neve em Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos próximos dias

Uma onda de frio está se aproximando da região sul do Brasil, trazendo a possibilidade de neve em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta informando que a temperatura na região sul pode cair até cinco graus e há chances de nevar em pontos isolados nas serras gaúcha e catarinense até o próximo sábado.

O fim de semana promete ser gelado, com temperaturas mínimas abaixo de 5ºC em muitas cidades, especialmente na serra. A previsão é que o frio se intensifique no domingo, com tendência de geada em várias regiões do Rio Grande do Sul, incluindo na capital Porto Alegre, onde a mínima pode chegar a 4ºC e a máxima a 15ºC.

Uma segunda massa de ar frio está prevista para chegar durante a tarde, mantendo as temperaturas baixas até a próxima quarta-feira. O ápice desse novo sistema está previsto para a terça, com previsão de geada intensa.

O município de Gramado, conhecido por seu festival de cinema que começou nesta sexta-feira, pode ser um dos locais onde a neve poderá se manifestar. O evento marca a retomada de grandes eventos no Rio Grande do Sul após as enchentes ocorridas nos meses anteriores.

Em Santa Catarina, as regiões de maior risco além da serra são o oeste e o vale do Itajaí, onde também são esperadas temperaturas negativas. De acordo com os meteorologistas, essa onda de frio será a primeira a avançar sobre os estados do Sudeste e Centro-Oeste, influenciando as temperaturas em outras regiões.

Além disso, a previsão é de que o frio atinja também estados da região Norte, como o Acre, o sudoeste do Pará e o sul do Amazonas, nesse sábado. Já no domingo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul podem registrar geadas em algumas regiões.

Sair da versão mobile