SÃO PAULO – Subsecretário Denis Gerage Amorim Anuncia Planos para Expansão da Hidrovia Tietê-Paraná, Destaca Importância Estratégica e Econômica para a Região.

Na manhã da última sexta-feira, 8 de setembro de 2024, Denis Gerage Amorim, Subsecretário de Logística e Transporte da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEMIL), trouxe à luz uma série de informações relevantes sobre o desenvolvimento da Hidrovia Tietê-Paraná. Em comunicado, Amorim detalhou o andamento dos projetos voltados para a otimização desse importante corredor de transporte fluvial.

A Hidrovia Tietê-Paraná é uma das mais vitais vias de navegação do interior do Brasil, desempenhando um papel crucial no escoamento da produção agroindustrial das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Este corredor fluvial abrange cerca de 2.400 km, permitindo a interligação das bacias hidrográficas do Tietê, Paraná, e Rio Paraná, até atingir o Porto de Santos, no litoral paulista.

Denis Gerage Amorim enfatizou a importância estratégica da hidrovia no contexto logístico brasileiro, destacando as melhorias nas infraestruturas de navegabilidade e na gestão de cargas. Segundo o subsecretário, os investimentos recentes têm visado principalmente a expansão das eclusas, a modernização das estruturas portuárias e a implementação de sistemas de gestão mais eficientes.

“O nosso objetivo é assegurar que a Hidrovia Tietê-Paraná continue a oferecer uma opção de transporte sustentável e economicamente viável, que possa acompanhar o crescimento da demanda por transporte fluvial no Brasil”, afirmou Amorim. Ele revelou que diversas parcerias público-privadas estão sendo estabelecidas para acelerar a modernização da hidrovia e garantir sua competitividade.

Para além das melhorias pontuais na infraestrutura, Denis Gerage Amorim destacou a implementação de novas tecnologias de monitoramento e de gerenciamento de tráfego como passos significativos rumo à modernização. Essas tecnologias não só permitem uma maior eficiência operacional, mas também aumentam a segurança das operações de transporte, reduzindo os riscos de acidentes e derramamentos de carga.

Os planejamentos futuros, segundo o subsecretário, incluem a ampliação da capacidade de carga e a integração da hidrovia a outros modais de transporte, como ferrovias e rodovias, criando uma malha logística ainda mais robusta e integrada. Com isso, a expectativa é que os custos de transporte se tornem mais competitivos, beneficiando diretamente os produtores e exportadores.

Amorim encerrou sua alocução reafirmando o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável e eficiente da hidrovia, que vem se consolidando como um pilar essencial para a logística do país e uma alternativa estratégica ao transporte rodoviário, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono e para a preservação ambiental.

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