Queda de avião em Vinhedo, SP, deixa 57 passageiros e 4 tripulantes mortos; vítimas são identificadas em lista divulgada.

Na tarde desta sexta-feira (9), a cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, foi palco de uma tragédia envolvendo a queda de um avião da companhia VoePass. O voo 2283, que tinha como rota o trajeto entre Cascavel (PR) e Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, caiu em um condomínio no bairro Capela, causando a morte de diversas pessoas a bordo.

A lista de vítimas divulgada pela VoePass inclui 57 passageiros e quatro tripulantes. Nomes como Rosangela Souza, Eliane Andrade Freire, Luciani Cavalcanti, e diversos outros foram confirmados nas trágicas circunstâncias decorrentes do acidente aéreo.

Os corpos das vítimas serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, onde serão realizados os procedimentos para identificação e posterior liberação às famílias. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava com sua documentação regular e o certificado de aeronavegabilidade válido até junho de 2026.

Equipes do IML, Hospital das Clínicas da Unicamp e Hospital Estadual de Sumaré estão mobilizadas para prestar suporte e atendimento diante dessa tragédia. A Polícia Civil de São Paulo também está em ação, acionando um protocolo específico para identificação rápida das vítimas, tendo em vista a gravidade do ocorrido.

O diretor do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton (IIRGD), delegado Maurício Freire, reforçou a importância de agilizar os processos de identificação, lembrando de ações similares em desastres anteriores. O protocolo de Identificação em Desastres de Massa está em vigor, visando uma resposta eficaz diante da magnitude da tragédia em Vinhedo.

Os detalhes desse trágico acidente trazem à tona a fragilidade da vida e a importância de medidas rigorosas de segurança na aviação civil. A comunidade internacional se une em solidariedade às famílias enlutadas e clama por respostas e ações que evitem tragédias como essa no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo