O chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, explicou a importância dos gravadores, que incluem o Cockpit Voice Recorder, responsável por registrar as vozes dos pilotos e todos os sons da cabine, e o Flight Data Recorder, que armazena informações técnicas como velocidade, inclinação e configuração da aeronave. Esses dados serão enviados para Brasília, onde passarão por análises detalhadas.
A análise dos dados será realizada com agilidade, porém o estado de conservação dos equipamentos pode influenciar no tempo necessário para obter resultados precisos. Em casos mais graves, os gravadores serão encaminhados para os Estados Unidos, onde serão analisados pelo fabricante.
Atualmente, existem apenas dois laboratórios no Hemisfério Sul capazes de analisar as caixas pretas, um deles localizado no Cenipa. Moreno enfatizou que não há previsões sobre as possíveis causas do acidente, e que todas as informações referentes ao voo serão minuciosamente examinadas para a elaboração de um relatório detalhado.
A aeronave envolvida no acidente era um turboélice modelo ATR-72, matrícula PS-VPB, que realizava o voo 2283 de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). A tragédia resultou na perda de 61 vidas, entre passageiros e tripulantes, e gerou comoção e preocupação em relação à segurança do transporte aéreo no Brasil. A investigação em curso visa esclarecer os fatos e fornecer subsídios para a prevenção de futuros acidentes.