Repórter São Paulo – SP – Brasil

Concurso Nacional Unificado: Mais de 2,1 milhões de candidatos concorrem às 6.640 vagas, mas Ministério anuncia banco de aprovados

Mais de 2,1 milhões de candidatos estão participando do Concurso Nacional Unificado (CNU) em busca de uma das 6.640 vagas disponíveis. Para muitos, pode parecer uma competição acirrada demais, mas o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está adotando medidas para ampliar as oportunidades dos participantes. Uma dessas medidas é a formação de um banco de aprovados em lista de espera, que contará com o dobro de vagas imediatas para cada um dos oito blocos do concurso.

No Bloco 7, por exemplo, serão convocados 1.748 aprovados de forma imediata, enquanto outros 3.496 ficarão nesse banco aguardando uma possível convocação. No total, mais de 13 mil candidatos serão classificados nessa lista de espera, o que aumenta consideravelmente as chances de ser convocado.

Uma questão importante a ser destacada é o procedimento adotado para aqueles que não alcançarem a nota necessária para a primeira opção de cargo, mas atingirem a nota mínima para a segunda opção. Nesse caso, eles permanecerão no banco de candidatos para a primeira opção e poderão ser chamados posteriormente, mesmo que já tenham assumido a segunda opção caso tenham sido selecionados.

As provas do CNU serão realizadas no dia 18 de agosto, tanto no período da manhã quanto à tarde. Os candidatos já podem conferir as informações sobre os locais de prova no cartão de confirmação, que já está disponível. O gabarito será divulgado no dia 20 de agosto, iniciando o prazo para recursos. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 21 de novembro, com a convocação dos aprovados, posse e curso de formação programados para iniciar em janeiro de 2025.

Sair da versão mobile