Repórter São Paulo – SP – Brasil

Audiência pública na CDH discute importância da educação midiática para o desenvolvimento de habilidades críticas nos cidadãos.

A importância da educação midiática foi tema de discussão em uma audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos (CDH), a pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão. O encontro contou com a presença dos participantes do Programa Jovem Senador, que acompanharam atentamente as reflexões sobre o tema.

Durante a audiência, Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, destacou a relevância da educação midiática ao afirmar que se trata de um conjunto de habilidades essenciais para que o cidadão seja capaz de acessar, diferenciar e analisar criticamente qualquer tipo de informação que receba, independentemente do meio. Blanco também ressaltou que o programa de capacitação Educa Mídia, desenvolvido pelo Instituto, se baseia em três eixos fundamentais: leitura crítica, escrita e participação cidadã.

A leitura crítica, segundo Blanco, é fundamental para que as pessoas saibam interpretar os conteúdos midiáticos de forma consciente e reflexiva, evitando assim a propagação de notícias falsas ou tendenciosas. Já o eixo da escrita busca estimular a produção de conteúdos próprios, incentivando a expressão de ideias e opiniões de forma clara e responsável. Por fim, o eixo da participação cidadã visa informar e engajar os cidadãos na discussão de temas relevantes para a sociedade, promovendo o exercício da democracia participativa.

A discussão na CDH evidenciou a importância de incluir a educação midiática nos currículos escolares, a fim de preparar os jovens para lidar de forma crítica e consciente com os meios de comunicação e as informações veiculadas. A conscientização sobre a importância da educação midiática é essencial para formar cidadãos mais engajados, responsáveis e críticos em relação ao mundo contemporâneo.

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