Repórter São Paulo – SP – Brasil

PDT de Santo André oficializa apoio à candidatura de Bete Siraque para prefeita em decisão unânime e confirma colaboração na coligação.

O diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Santo André anunciou, nesta quarta-feira, que apoiará a candidatura de Bete Siraque, do Partido dos Trabalhadores (PT), à prefeitura da cidade. A decisão foi tomada após uma reunião realizada na terça-feira e faz parte de uma coligação que conta com as federações PT/PV/PcdoB e PSOL/Rede, além do apoio da Unidade Popular.

O encontro contou com a presença de Bete Siraque e do candidato a vereador pelo PDT, Nilson Bonome. Para Bonome, a união com Bete Siraque representa uma nova era de desenvolvimento e justiça social para Santo André. Já Bete destacou que a parceria com o PDT é fundamental para consolidar um projeto de governo voltado para o bem-estar da população e a recuperação da cidade.

Além da candidatura de Bete Siraque, outros dois nomes de partidos de esquerda também estão na disputa pela prefeitura de Santo André: Clenilza Panato, do Partido da Causa Operária (PCO), e Eduardo Leite, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Vale ressaltar que Eduardo Leite é filiado a um partido aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, o PDT tentou emplacar o nome de Bonome como vice na chapa de Bete Siraque, porém os petistas optaram por apoiar a indicação de Bruno Daniel, do PSOL, para a vaga. Essa decisão gerou descontentamento entre os pedetistas, que chegaram a retirar o apoio temporariamente.

No entanto, durante a convenção do PDT no último dia 3 de agosto, ficou acordado que o partido se coligaria com uma candidatura majoritária. Assim, no dia seguinte ao término do período de convenções, a parceria com Bete Siraque foi oficializada. Os pedetistas têm até o dia 15 de agosto para registrar a entrada na base da candidata no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sair da versão mobile