Repórter São Paulo – SP – Brasil

IGP-DI tem alta de 0,83% em julho, acima das previsões do mercado financeiro, segundo a FGV.

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou uma alta de 0,83% no mês de julho, segundo informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (7). Esse resultado veio após um aumento de 0,50% no mês anterior, em junho. A variação do índice ficou acima das expectativas do mercado financeiro, que estimavam uma alta entre 0,55% e 0,80%, com uma mediana positiva de 0,68%.

No acumulado do ano, o IGP-DI apresentou uma variação positiva de 1,95%. Já nos últimos 12 meses, o índice acumulou um avanço de 4,16%. A FGV também divulgou os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa os preços no atacado, teve uma elevação de 0,93% em julho, em comparação com a alta de 0,55% do mês anterior.

Por outro lado, o IPC-DI, que mensura a variação de preços no varejo, registrou um aumento de 0,54% em julho, após uma elevação de 0,22% em junho. Já o INCC-DI, que analisa os impactos de preços na construção, teve uma elevação de 0,72% em julho, contra os 0,71% registrados em junho.

O período de coleta de preços para o cálculo do índice de julho foi realizado do dia 1º ao dia 31 do mesmo mês. Diante desses números, especialistas do mercado financeiro estão atentos às possíveis repercussões desses resultados na economia nacional e no bolso dos consumidores. A tendência é que novas análises e projeções sejam feitas com base nessas informações.

Sair da versão mobile