Repórter São Paulo – SP – Brasil

Partidos reduzem número de chapas e presença de mulheres em majoritárias no ABC; Santo André lidera com sete candidaturas.

Nesta segunda-feira (05/08), encerrou o prazo para as convenções partidárias na região do ABC Paulista, com o objetivo de definir os candidatos que disputarão as eleições municipais em outubro. No total, serão 33 chapas concorrendo, o que representa uma redução em relação ao pleito anterior, que contou com 49 candidaturas.

Um dos pontos que chamou atenção neste processo eleitoral foi a diminuição da presença de mulheres nas chapas majoritárias. Em 2020, as mulheres ocupavam 29,66% das vagas, enquanto neste ano a participação feminina caiu para 25,75%. A cidade com o maior número de chapas é Santo André, com sete candidaturas concorrendo ao cargo de prefeito(a).

Em Diadema, que contava com 13 chapas em 2020, agora terá apenas quatro concorrendo ao Paço Municipal. O município vive um cenário polarizado, com candidatos buscando apoio principalmente da comunidade cristã. Em Mauá, o número de candidaturas também diminuiu de 13 para cinco, com destaque para a presença da atual prefeita, Marcelo Oliveira, que concorre à reeleição.

Ribeirão Pires, que teve uma eleição suplementar após a impugnação da candidatura do prefeito, apresenta quatro candidaturas na disputa deste ano. Já Rio Grande da Serra, o menor colégio eleitoral da região, conta com quatro chapas concorrendo ao comando da cidade.

Santo André e São Bernardo do Campo lideram com sete candidaturas cada, em meio a disputas acirradas pela sucessão dos atuais prefeitos. São Caetano, que vai eleger um novo prefeito para substituir José Auricchio Júnior, do PSD, terá quatro chapas concorrendo ao cargo.

Os partidos e federações têm até o dia 15 de agosto para inscrever seus candidatos e alterar suas atas de convenção. A partir do dia 16 de agosto, terá início a campanha eleitoral oficial, com o primeiro turno ocorrendo em 6 de outubro. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, haverá segundo turno em 27 de outubro.

Sair da versão mobile