Arqueólogos descobrem estoque de armas e joias da Idade do Bronze na República Tcheca, lançando luz sobre a história européia.

Uma descoberta arqueológica na República Tcheca está chamando a atenção dos pesquisadores, revelando um estoque de armas e joias enterradas que datam de aproximadamente 1600 a.C. Os artefatos de bronze, incluindo machados e peças de joalheria, foram encontrados durante escavações em um sítio na cidade de Budyne nad Ohrí, a cerca de 40 km de Praga.

A descoberta foi feita por um arqueólogo que utilizava um detector de metais, e desde então várias escavações revelaram a presença de oito braceletes, vários machados, dois pinos e uma ponta de lança, todos datados da Idade do Bronze. Os pesquisadores suspeitam que esses artefatos foram enterrados de forma proposital, mas o motivo ainda não está claro.

De acordo com o arqueólogo Martin Trefný, há três teorias sobre o motivo pelo qual esses tesouros estavam escondidos. A primeira é que poderiam ter sido usados como presentes votivos ou oferendas às divindades. A segunda teoria sugere que o tesouro foi enterrado devido a algum incidente na aldeia. Já a terceira hipótese é de que poderia ser um poço de armazenamento de algum produtor ou comerciante.

A idade geral das descobertas é de cerca de 3.500 anos, e os pesquisadores acreditam que um dos machados seja ainda mais antigo, datando da Idade do Bronze Inicial. Durante a Idade do Bronze, as pessoas na Europa passaram a utilizar o bronze como material principal para fabricar ferramentas e armas, substituindo as ferramentas de pedra.

A descoberta desses artefatos pode fornecer informações valiosas sobre a vida na Europa Central durante a Idade do Bronze, um período marcado por mudanças sociais e culturais significativas. Os artefatos podem ter valor financeiro, mas para os pesquisadores, o valor histórico e científico dessas descobertas é o que realmente importa. A expectativa é de que os artefatos possam ser expostos em um museu local em um futuro próximo, permitindo que o público tenha acesso a essa importante parte da história europeia.