O encontro teve como objetivo aprimorar as redes de assistência ao paciente com ataque cardíaco, promovendo um diagnóstico rápido e a escolha adequada da estratégia terapêutica. Em parceria com o projeto Sprint, da farmacêutica Boehringer Ingelheim, foram estabelecidos fluxos de rede e realizadas visitas técnicas nas unidades de pronto atendimento, bem como no Pronto Atendimento de Paranapiacaba.
Após o fórum, os processos de capacitação serão implementados nas unidades, incluindo a estruturação do SAMU para oferecer trombólise nas unidades de suporte avançado, o monitoramento constante dos processos e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
Durante o evento, palestras abordaram temas essenciais, como a implantação da Linha de Cuidado do IAM em Santo André, a classificação de risco no paciente com IAM e o manejo terapêutico na SCA, entre outros. A importância da educação permanente em saúde e do manejo terapêutico pós-alta também foram discutidas.
É crucial ressaltar que as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes no mundo, sendo que 75% delas ocorrem em países de baixa e média renda. No Brasil, são registradas 376 mil mortes anualmente devido a essas condições. Portanto, a implementação da linha de cuidado em Santo André é fundamental para garantir um atendimento eficaz e rápido, considerando sempre o fator tempo como primordial nesses casos.