Repórter São Paulo – SP – Brasil

Unidade do Sistema Penitenciário alcança marca de 2.300 teleatendimentos em diversas especialidades médicas e não médicas, contribuindo para o cuidado e economia de recursos

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) atingiu um marco importante, alcançando a impressionante marca de 2.300 teleatendimentos em diversas especialidades médicas e não médicas. Entre as especialidades atendidas estão cardiologia, clínica médica, ginecologia, dermatologia, infectologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, cirurgia torácica, psiquiatria e urologia.

O programa de telemedicina teve início no ano de 2021 e já registra 52 atendimentos em especialidades não médicas, como psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia. Essa iniciativa é gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, proporcionando um atendimento de qualidade aos privados de liberdade custodiados.

Além de agilizar o atendimento, o sistema de teleconsultas contribui para a continuidade do cuidado e economia de recursos, evitando deslocamentos até o CHSP e a necessidade de escolta armada. Outras vantagens incluem a renovação de prescrições médicas e a otimização do fluxo de atendimento no ambulatório, com agendamentos realizados conforme a disponibilidade de vagas.

Localizado no Carandiru, na Zona Norte da capital paulista, o CHSP é gerenciado pela Fundação do ABC desde 2014, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O foco principal do hospital é atender aos pacientes do sistema prisional do Estado, sendo referência nacional em infectologia, cirurgia geral e psiquiatria.

Com 251 leitos operacionais, o CHSP disponibiliza diversas especialidades médicas, como cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia torácica, urologia, cardiologia, neurologia, ginecologia, entre outras. Além disso, a unidade oferece terapia ocupacional, psicologia, fisioterapias respiratória, musculoesquelética e neurofuncional, e fonoaudiologia nas áreas não médicas.

Em 2023, o CHSP realizou cerca de 29 mil consultas e atendimentos, 114 mil exames e procedimentos, 508 cirurgias e 979 internações. Com um trabalho dedicado e focado na saúde dos pacientes privados de liberdade, o CHSP segue sendo uma importante referência no atendimento médico dentro do sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

Sair da versão mobile