Policial civil é preso por integrar grupo criminoso que aplica golpes em seguradoras de veículos no Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (1º), uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado) resultou na prisão de um policial civil que atuava no 24º DP (Piedade), no Rio de Janeiro. Ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que aplicava golpes em seguradoras de veículos. Além do policial, fazem parte do grupo um empresário do ramo de veículos e um ex-funcionário de uma prestadora de serviços em veículos.

A investigação revelou que os criminosos recrutavam pessoas com dificuldades financeiras para simularem o roubo de seus carros, com o objetivo de obter indenizações das seguradoras através de falsos registros de roubo. O policial civil, segundo a Promotoria, inseriu 173 ocorrências de roubo de veículos das 471 registradas pela delegacia em 2023. Em sua escala de trabalho, ele realizava aproximadamente 37% dos registros de roubo de veículos no DP onde atuava.

As investigações apontaram que o agente fez mais de 50% dos registros nos meses de outubro e dezembro de 2023, chegando a registrar ocorrências de roubo mesmo durante suas férias. Além disso, os registros eram feitos sem a presença física das supostas vítimas, com falsificações de assinatura.

O ex-funcionário do Pátio Legal era responsável por intermediar as negociações criminosas com os proprietários de veículos interessados em participar da fraude do seguro. A Corregedoria da Polícia Civil já apurou ao menos quatro casos de falsas comunicações de roubo, com os proprietários confessando o esquema fraudulento.

A operação, batizada de Lástima, continua em busca de identificar a participação de outros policiais e terceiros, assim como o destino dos veículos, que podem ter sido desmanchados ou vendidos em leilões pelo grupo criminoso. Mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos em Niterói, Benfica e Barra do Piraí. A Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda não se manifestou sobre a prisão do policial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo