Ministro da Justiça firma parceria com ONU para proteger crianças e adolescentes contra violência e drogas.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, firmou uma parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) com o objetivo de proteger crianças e adolescentes em situações de violência. A assinatura da carta de intenções ocorreu na quarta-feira (31) e reconheceu a importância de garantir uma série de direitos a esse grupo vulnerável.

O documento destaca que a exposição de crianças e adolescentes ao consumo de drogas e à criminalidade pode ter consequências devastadoras para o bem-estar físico e o desenvolvimento desses indivíduos. Diante disso, o governo federal e a ONU concordaram em elaborar uma Estratégia para Eliminar a Violência Contra Crianças e Adolescentes e implementar o programa global de Serviços de Prevenção Ampliada para e com Crianças e Adolescentes (Champs).

A Estratégia e o programa Champs serão ferramentas fundamentais para prevenir e responder a formas graves de violência contra crianças e adolescentes, abrangendo atuações no sistema de Justiça, ambiente digital, contextos de insegurança e para migrantes. O ministro Lewandowski ressaltou a importância de abordar a criminalidade e o uso de drogas não apenas com repressão, mas também por meio de programas de longo prazo, estratégias de prevenção, capacitação e educação.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, comandada por Marta Machado, tem sido fundamental na implementação das ações propostas por Lewandowski. Machado enfatiza que a proteção de crianças e adolescentes é uma prioridade do ministério e a cooperação com a ONU promete aumentar a eficiência dos esforços já em andamento, como o programa Cria – Prevenção e Cidadania.

A assinatura da carta de intenções contou com a presença de representantes do Unodc, reforçando o compromisso mútuo em trabalhar juntos para proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Essa parceria ressalta a importância de ações conjuntas e coordenadas para garantir a proteção e bem-estar dessa parcela da população, que representa o futuro do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo