Repórter São Paulo – SP – Brasil

Casa Neon Cunha: Abrigo 24h para população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade será reaberto no ABC com investimento de 2,19 milhões

No dia 12 de agosto, um evento histórico para a população LGBTQIA+ da região do ABC irá acontecer em São Bernardo. Nesta data, a Casa Neon Cunha se tornará o primeiro abrigo 24 horas destinado a essa população na região. Fundada em 2018 e inaugurada em 2021, a Casa Neon Cunha é uma instituição sem fins lucrativos que oferece apoio à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Até meados de 2024, a Casa Neon era financiada principalmente por organizações privadas que acreditavam no projeto e investiam desde valores pontuais até auxílios recorrentes para pagamento do aluguel do espaço e alimentação das pessoas beneficiárias. Marcas como Fundação Volkswagen, Instituto Renner, Rotary Club de São Bernardo e Pinheiro Neto Advocacia foram algumas das contribuidoras. Entretanto, com o aumento da demanda, os custos de funcionamento aumentaram e a falta de novas doações levou ao fechamento temporário da Casa em fevereiro de 2024, paralisando atividades como alimentação, atendimento psicossocial e cursos.

A situação começou a mudar em junho, quando emendas parlamentares foram aprovadas para financiar projetos da Casa Neon voltados para a população LGBTQIA+. Com um investimento total de 2,19 milhões de reais, a organização pôde firmar parcerias com a Organização Internacional do Trabalho, a ONU e marcas como Alicerce, Ambev e Instituto Renner.

O maior investimento foi feito pela Deputada Federal Erika Hilton, no valor de 1.440.000 reais. A aprovação do projeto permitirá que a Casa Neon passe a oferecer serviços 24 horas para a população LGBTQIA+ do ABC. Para celebrar esse marco, a organização está organizando um evento de reabertura no dia 12 de agosto, convidando toda a população do ABC para participar.

Com esses investimentos, a Casa Neon Cunha poderá continuar seu importante trabalho de apoio e promoção da autonomia da população LGBTQIA+ em situação de extrema vulnerabilidade social na região do ABC. Junto com os parceiros e apoiadores, a organização busca garantir segurança, autonomia e transformação para aqueles que mais necessitam.

Sair da versão mobile