Repórter São Paulo – SP – Brasil

Rio Grande do Sul estabelece barreiras sanitárias para conter foco de doença em granja de Anta Gorda, afirma Secretaria da Agricultura

O estado do Rio Grande do Sul está em alerta devido ao foco da doença de Newcastle em uma granja comercial no município de Anta Gorda. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado (Seapi) informou que já foram estabelecidas oito barreiras sanitárias, sendo cinco no raio de 3 quilômetros do foco e três na área de vigilância, a 10 quilômetros do foco.

As barreiras estão sendo controladas por fiscais estaduais agropecuários, técnicos agrícolas e a Brigada Militar, que estão realizando a desinfecção de veículos e controlando a movimentação de animais, camas aviárias, esterco e demais produtos que possam carregar o vírus da doença. Além disso, a Seapi se reuniu com os prefeitos de regiões próximas ao foco, como Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Relvado e Doutor Ricardo, para alinhar as medidas necessárias.

Até o momento, não foram identificados novos focos da doença e as investigações realizadas apresentaram resultados negativos. A coleta de amostras de suspeita da síndrome respiratória e nervosa das aves, feita no município de Progresso, foi encaminhada para análises no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (SP).

A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares, declarou que, caso seja comprovada a ausência de circulação viral, o estado terá um prazo de 90 dias para o reconhecimento internacional de retorno ao status sanitário anterior. A Seapi também está realizando visitas em propriedades no raio de 10 quilômetros do foco, o que inclui 870 estabelecimentos, buscando garantir a saúde e segurança das aves na região.

Sair da versão mobile