Repórter São Paulo – SP – Brasil

Mochila Outcare: Projeto de Inclusão para Crianças Eletrodependentes Recebe Reconhecimento Internacional e Impacta Qualidade de Vida

Inovação e inclusão são palavras-chave que definem a história de Aline Bertolozzi, Rodrigo Monteiro e seu filho Leonardo, de 9 anos. Aline e Rodrigo são os pais de Leonardo, uma criança eletrodependente que passou por um desafio desde muito cedo em sua vida. Com apenas um mês de vida, Leonardo teve todo seu intestino delgado comprometido devido a uma enterocolite, tornando-se dependente de nutrição parenteral.

A luta dos pais de Leonardo para oferecer uma melhor qualidade de vida para o filho resultou na criação da mochila Outcare, em 2016. Esta mochila, que permite a mobilidade de crianças eletrodependentes, foi a solução encontrada pelo casal para permitir que Leonardo pudesse sair de casa e curtir momentos de alegria e diversão.

Em uma parceria inovadora com o Hospital Samaritano Higienópolis, a família viu a doação de 50 mochilas Outcare para pacientes pediátricos com falência intestinal, em 2023. Além disso, um estudo clínico está sendo realizado para avaliar o impacto positivo que a mochila tem na vida dos pacientes e suas famílias.

A iniciativa da família Bertolozzi e do Hospital Samaritano não passou despercebida pela comunidade internacional, rendendo prêmios e reconhecimento em diversos festivais, inclusive no festival de Cannes. A mochila Outcare é muito mais do que um acessório, é um projeto de inclusão que visa oferecer liberdade e qualidade de vida para crianças que necessitam de cuidados especiais.

A médica Maria Fernanda Camargo, do Hospital Samaritano, está acompanhando de perto o estudo clínico que avalia os impactos da mochila Outcare na vida das crianças e suas famílias. Os resultados parciais já indicam uma melhora significativa na qualidade de vida e na autoestima dos pacientes e cuidadores.

A mochila Outcare representa uma nova perspectiva para crianças eletrodependentes, permitindo que elas possam desfrutar de momentos de alegria e liberdade, sem ficarem restritas à necessidade de estar conectadas a aparelhos hospitalares. O projeto demonstra que a inovação aliada à solidariedade pode transformar vidas e abrir caminho para uma sociedade mais inclusiva e empática.

Sair da versão mobile