Repórter São Paulo – SP – Brasil

Inscrições para o Prouni 2024 abrem nesta terça-feira; saiba como participar e concorrer a bolsas de estudo nas universidades

O Programa Universidade para Todos (Prouni) está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (23) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os interessados terão até sexta-feira (26) para se cadastrarem e concorrerem às 243.850 bolsas oferecidas nesta edição do programa. No estado de São Paulo, são disponibilizadas 44.631 bolsas em 258 cursos de 177 instituições.

O processo seletivo do Prouni para o segundo semestre de 2024 contará com duas chamadas. Os resultados com a lista dos pré-selecionados serão divulgados em 31 de julho, e a segunda chamada está prevista para 20 de agosto. Os candidatos selecionados terão que comprovar as informações prestadas durante a inscrição nos prazos estabelecidos para cada chamada.

Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para estudantes brasileiros de baixa renda. Neste ano, o Ministério da Educação decidiu ampliar o número de vagas para cursos de graduação em direito e medicina.

Para se inscrever no Prouni, os candidatos devem ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame, sem ter zerado a redação. Além disso, é necessário atender aos critérios de renda familiar per capita, que são de um salário mínimo e meio por mês para bolsas integrais e até três salários mínimos por mês para bolsas parciais.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, e os interessados podem escolher até duas opções de instituição, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Os candidatos aprovados serão divulgados nas chamadas do Prouni, previstas para 31 de julho e 20 de agosto.

Para os candidatos que não têm acesso à internet, as instituições de ensino são obrigadas a oferecer locais com acesso gratuito para as inscrições. Além disso, há uma lista de espera para cada curso e turno, e os interessados devem manifestar seu interesse nos dias 9 e 10 de setembro. Em caso de empate, serão consideradas as notas nas provas do Enem como critério de desempate.

O Prouni também oferece a possibilidade de financiamento para os bolsistas parciais que não conseguem arcar com os 50% restantes da mensalidade. Dessa forma, os estudantes podem recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear essa parte do valor.

Sair da versão mobile