Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ministra norueguesa destaca a relação entre fome e mudanças climáticas em visita ao Brasil em evento sobre segurança alimentar.

A ministra de Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, enfatiza a importância de resolver o problema da fome e da desigualdade para enfrentar os desafios climáticos globais. Segundo Tvinnereim, as soluções devem ser direcionadas para abordar essas duas questões simultaneamente, pois a falta de acesso a alimentos básicos é um obstáculo para priorizar a sustentabilidade e o clima.

Durante sua passagem pelo Brasil, a ministra destacou a fome como o “maior problema solucionável” do mundo e defendeu a conexão entre a segurança alimentar e a produção sustentável de alimentos. Ela elogiou a iniciativa do Brasil em colocar a pauta da fome no centro da agenda, com o pré-lançamento da aliança global contra a fome e a pobreza no G20.

A ministra Tvinnereim ressaltou a importância da ambiciosa liderança do Brasil nessa questão e enfatizou a necessidade de engajamento internacional para avançar nessa causa. Ela expressou preocupação com a regressão dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU relacionados à erradicação da fome e da pobreza até 2030, e destacou a importância de alinhar esforços e recursos para combater a fome global.

Além disso, Tvinnereim abordou a desigualdade de gênero e sua relação com a insegurança alimentar, citando um estudo do Banco Mundial que destaca o potencial da igualdade de acesso a insumos agrícolas para aumentar a produção de alimentos. Ela defendeu investimentos em toda a cadeia de valor, desde os pequenos produtores rurais até os mercados locais, e ressaltou a necessidade de abordagens adaptadas para cada país.

A ministra elogiou a capacidade do Brasil de implementar políticas públicas bem-sucedidas em larga escala, como o programa de alimentação escolar, e enfatizou a importância de agir em massa diante do desafio da fome. Tvinnereim concluiu que é necessário repensar as estratégias e investir em sistemas alimentares sustentáveis para erradicar a fome e promover a igualdade de acesso a alimentos em todo o mundo.

Sair da versão mobile