História de amor aos animais: a trajetória de Conceição da Silva, a pioneira na defesa dos animais abandonados em Ourinhos.

A história de Conceição da Silva, uma costureira que se tornou referência na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo, por sua dedicação aos animais abandonados, emociona a todos. Seu amor pelos bichos teve início na infância, quando cresceu em um sítio no Paraná e convivia com cachorros. Mesmo com a repreensão da mãe, ela alimentava os animais e esse desejo só se concretizou na vida adulta.

Conceição começou ajudando cachorros de rua em frente à fábrica onde trabalhava. O número crescente de bichos que surgiam diariamente motivou-a a criar a Associação Defensora dos Animais de Ourinhos (Adao), há 23 anos, com a colaboração de amigos e do filho, Wellington da Silva. A associação, instalada em um terreno doado pela prefeitura, abrigava até 600 animais e contava com estrutura para cirurgias, banho e tosa.

A rotina de Conceição era intensa, sem folgas aos fins de semana e feriados, pois contava com pouca ajuda. Mesmo após enfrentar dificuldades financeiras após uma tempestade em 2017, ela jamais desistiu. Porém, nos últimos dois anos, a administração do canil passou para a prefeitura, o que obrigou Conceição a afastar-se da função. Mesmo assim, ela não abandonou os animais mais idosos e deficientes, levando-os para casa.

A morte de Conceição, aos 77 anos, deixou uma lacuna na cidade de Ourinhos. Sua história de amor e dedicação aos animais foi reconhecida em 2009, quando recebeu o título de Cidadã Benemérita. Sua neta destaca sua determinação e força, lembrando que ela batalhou até o fim para cuidar dos animais. Um exemplo de inspiração e bondade, Conceição da Silva deixa um legado de amor e cuidado aos animais abandonados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo