Ex-secretário do Tesouro dos EUA elogia ato nobre de Biden ao desistir da reeleição

O ex-secretário do Tesouro americano Lawrence Summers surpreendeu a todos neste domingo, 21, ao elogiar publicamente o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por sua decisão de não buscar a reeleição. Em uma mensagem postada em sua conta no X (antigo Twitter), Summers descreveu a atitude de Biden como um “ato nobre” e expressou solidariedade ao líder e às pessoas próximas a ele.

Summers destacou o legado deixado por Biden como presidente, apontando que ele foi o mandatário que mais promoveu legislações em favor dos interesses econômicos da classe média nos Estados Unidos. Mesmo admitindo que nem todas as medidas tomadas por Biden foram de seu pleno acordo, Summers ressaltou que o impacto positivo dessas ações será analisado e discutido por historiadores por décadas, talvez séculos.

Com uma trajetória política e econômica renomada, Lawrence Summers já ocupou cargos importantes nos governos de Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama. Foi secretário do Tesouro americano entre 1999 e 2001 e diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca de 2008 a 2010.

A declaração pública de Summers gerou repercussão nas redes sociais e na imprensa, mostrando que mesmo em um cenário político polarizado, figuras proeminentes como ele reconhecem gestos de grandeza e mérito. A atitude de Biden em abrir mão da reeleição demonstra maturidade política e um foco no bem coletivo, aspectos que são valorizados mesmo por críticos e adversários. A decisão do presidente dos Estados Unidos certamente ficará marcada na história do país e será objeto de estudo e debate no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo