Segundo a Microsoft, os impactos econômicos e sociais causados pelo apagão foram significativos, refletindo o uso do CrowdStrike por empresas que prestam serviços críticos. A CrowdStrike, uma empresa independente de segurança cibernética, realizou uma atualização em seu sistema que resultou no apagão de softwares de Tecnologia da Informação (TI) em todo o mundo.
A empresa afirmou que desde o início do problema, tem mantido comunicação constante com seus clientes, a CrowdStrike e desenvolvedores externos para coletar informações e encontrar soluções de forma ágil. Além disso, a Microsoft informou que está trabalhando em conjunto com a CrowdStrike para desenvolver uma solução, mobilizando centenas de engenheiros e especialistas para ajudar os clientes e restaurar os serviços afetados.
Outros provedores de serviços de nuvem, como a Google Cloud Platform e a Amazon Web Services (AWS), também colaboraram para resolver a situação. A Microsoft destacou a importância da segurança cibernética e da priorização da operação com implantação segura e recuperação de desastres no ecossistema de tecnologia.
O apagão global, causado por uma falha na atualização do sensor de segurança CrowdStrike Falcon na madrugada da última sexta-feira (19), deixou milhares de empresas e pessoas em todo o mundo sem acesso aos sistemas operacionais, especialmente o Windows, da Microsoft. Esse evento impactou diversos setores, como indústrias, serviços bancários, de transporte, de saúde e de comunicações em todo o mundo.