Repórter São Paulo – SP – Brasil

Presidente Lula se reúne com movimentos sociais em encontro no Armazém do Campo, em São Paulo, para discutir agenda da classe trabalhadora.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma importante reunião nesta sexta-feira (19) com representantes de movimentos sociais brasileiros no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo. O encontro aconteceu no Armazém do Campo, um local que oferece produtos orgânicos produzidos por movimentos populares como o MST.

Além do presidente Lula, estiveram presentes o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, também participou do encontro.

Movimentos sociais como a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo estiveram representados, incluindo o MST, o MTST, a CMP, sindicatos de trabalhadores e entidades estudantis. Para João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST, essa foi a primeira reunião desse conjunto de movimentos populares com o presidente Lula desde a última eleição presidencial.

Durante a reunião, os movimentos populares apresentaram sugestões ao presidente, solicitando mais encontros temáticos com ministros e a realização de pelo menos duas reuniões semelhantes ainda neste semestre. Questões como a conjuntura política, desafios da classe trabalhadora e expectativas do governo para o futuro foram discutidas.

Sobre a contenção de gastos anunciada pelo governo federal, o ministro Márcio Macêdo informou que o presidente Lula garantiu aos movimentos sociais que a austeridade fiscal será mantida, assim como os investimentos nos programas sociais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que haverá um bloqueio de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir as regras do arcabouço fiscal e preservar a meta de déficit zero das despesas públicas.

Sair da versão mobile