Massa de ar quente eleva temperaturas em São Paulo: previsão de até 33°C na Baixada Santista e alerta de nevoeiro no litoral

Nesta quinta-feira, um fenômeno meteorológico peculiar irá surpreender os moradores do estado de São Paulo, mesmo em pleno inverno. Uma formação de bloqueio atmosférico está prevista para gerar uma massa de ar quente, resultando em temperaturas máximas acima dos 30°C em diversas regiões.

Na Baixada Santista, por exemplo, os termômetros podem alcançar até 32°C em Santos e 33°C em São Vicente. Já em São Sebastião, no litoral norte, a máxima esperada é de 31°C. Essa tendência de altas temperaturas também será observada na região central e sul do país, conforme aponta a Climatempo. A previsão é de que as temperaturas permaneçam elevadas até a próxima semana, com valores até 5°C acima da média.

A massa de ar quente se estabelecerá na faixa central do país, impedindo a formação de grandes nuvens de chuva e bloqueando o avanço de frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil. Isso resultará em dias quentes e secos, com mínimas em torno de 30°C em todo o estado de São Paulo.

Apesar do calor durante o dia, as noites, madrugadas e inícios de manhãs continuarão sendo frios, característicos dessa época do ano. Essa oscilação de temperaturas poderá gerar grandes amplitudes térmicas, como é o caso de Santos, que passará de 32°C de máxima na quinta-feira para 9°C de mínima na sexta-feira.

A previsão aponta que as noites e madrugadas permanecerão geladas, devido à menor incidência de radiação solar e ao período mais curto de horas de sol. Em São Paulo, as máximas podem chegar a 27°C até domingo, com madrugadas frias pouco acima dos 10°C. E para quem prefere o clima de inverno, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, poderá registrar geada a partir de sexta-feira, com mínima prevista de 3°C no domingo.

Não há previsão de chuvas para os próximos dias em São Paulo. No entanto, a Marinha emitiu um alerta de nevoeiros esparsos na faixa litorânea entre Chuí (RS) e Peruíbe (SP), devido à interação entre uma massa de ar frio e a temperatura mais quente da superfície do mar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo