Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lei sancionada determina que escolas brasileiras abordem mudanças climáticas e biodiversidade em sala de aula a partir de 2025.

A partir do ano de 2025, as escolas brasileiras terão a obrigatoriedade de abordar em sala de aula os temas das mudanças climáticas e proteção da biodiversidade. Essa determinação foi estabelecida pela Lei 14.926, sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União. A norma, que teve origem no Projeto de Lei 6.230/2023 e foi aprovada pelo Senado em 25 de junho, modifica a Política Nacional de Educação Ambiental, acrescentando o estudo desses temas como objetivos da educação ambiental nacional.

De acordo com a nova lei, as instituições de ensino terão o prazo de 120 dias para se adaptarem às novas diretrizes, que incluem a promoção de ações que visem prevenir e reduzir os impactos das mudanças climáticas. A inclusão desses assuntos tem como propósito garantir que os projetos pedagógicos, tanto na educação básica quanto no ensino superior, incorporem atividades relacionadas aos riscos e emergências socioambientais, além de outros aspectos ligados à questão ambiental e climática.

Com essa medida, espera-se que os estudantes sejam incentivados a se envolver em ações em prol da preservação do meio ambiente e da biodiversidade, contribuindo para a conscientização e a busca por soluções diante dos desafios do clima e da proteção ambiental. Essa iniciativa visa preparar as futuras gerações para lidar com os impactos das mudanças climáticas e atuar na preservação do meio ambiente.

Portanto, a partir de 2025, as escolas terão um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e engajados na proteção do planeta, agregando em sua grade curricular o estudo e a reflexão sobre as questões ambientais e climáticas que afetam a sociedade atualmente.

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