Inep publica edital do Celpe-Bras 2024/2: diretrizes, prazos e procedimentos para certificação em língua portuguesa para estrangeiros.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as diretrizes, prazos e procedimentos para a realização do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2024/2. Esse exame oficial tem como objetivo certificar a proficiência em português como língua estrangeira.

O período de aplicação do teste está marcado para acontecer de 22 a 25 de outubro deste ano, em postos localizados tanto no Brasil quanto no exterior. O resultado será divulgado no dia 16 de dezembro. Para se inscrever, os candidatos terão o prazo entre os dias 5 e 16 de agosto, utilizando o Sistema Celpe-Bras.

Durante o processo de inscrição, os participantes devem indicar o país e o posto desejado para a realização das provas, fornecer o número do passaporte ou documento de identificação válido, informar a data de nascimento, e disponibilizar um endereço de e-mail e número de telefone válidos. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 259 para postos no Brasil e US$ 120 para postos no exterior, deverá ser efetuado entre os dias 5 a 21 de agosto.

O exame Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e uma parte oral. Na parte escrita, os candidatos terão três horas para realizar quatro tarefas de produção textual que abrangem diferentes habilidades de uso da língua portuguesa. Já na avaliação oral, os participantes terão uma interação face a face com os avaliadores, com duração de 20 minutos. A proficiência será avaliada levando em consideração o desempenho do candidato nas duas partes do exame.

Além disso, o Inep oferece atendimento especializado para participantes com diferentes necessidades, como baixa visão, surdez, dislexia, entre outras condições específicas. O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é reconhecido como comprovação de proficiência em português por instituições de ensino superior, sendo destinado a estrangeiros que desejam ingressar em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, assim como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo